• White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by #FalaPiloto.

Proudly created with Wix.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Rodrigo Baptista e Marçal Müller são os poles da penúltima jornada de sprint da Porsche Império GT3 Cup

Qualificatórios em Termas de Río Hondo consagram os líderes nas classes Cup, Challenge, Cup Sport e Challenge Sport

Foto: Fabian Lujan

 

Os classificatórios da penúltima etapa da Porsche Império GT3 Cup mostraram que os líderes de 2017 não chegaram ao topo das tabelas por acaso. Rodrigo Baptista cravou mais uma pole na classe Cup, enquanto Marçal Müller vai largar as duas provas da Challenge na posição de honra.

 

Em segundo lugar nos três qualis realizados nesta sexta-feira em Termas de Río Hondo estão os vice-líderes: Miguel Paludo na Cup e Marcus Vario duas vezes na Challenge. A segunda corrida da Cup tem ordem de largada definida pelo resultado da prova 1, com a quantidade de posições no grid a serem invertidas definida por sorteio após a cerimônia de pódio.

 

Credenciado por bela performance na passagem dos carros de corrida mais produzidos no planeta por Buenos Aires, JP Mauro larga em terceiro na Cup. Ao seu lado parte o atual campeão de sprint, Lico Kaesemodel, terceiro colocado na tabela de pontuação.

 

 

Na Cup Sport a pole também coube ao líder: Fernando Fortes parte em sétimo no geral em sua estreia na moderna pista de Termas. Já pela Cup Master o pole é Marcio Mauro, 11o no grid.

 

Na classe Challenge, os resultados da sexta-feira anunciam uma disputa feroz entre os três primeiros da classificação do campeonato. O líder Marçal Müller cravou as duas poles com autoridade e vai largar ao lado do vice-líder Marcus Vario nas duas provas de sábado. Terceiro no campeonato e credenciado por duas vitórias na passagem da categoria por Buenos Aires,

Eloi Khouri vem logo a seguir.

 

Pela classe Sport a primeira pole ficou com o virtual campeão Pedro Costa, enquanto Rouman Ziemkiewicz foi o destaque da segunda tomada, com quarto lugar no geral e a posição de honra na classe de entrada.

 

A passagem da Porsche Império GT3 Cup por Termas de Río Hondo reserva quatro corridas para sábado, com a largada da Challenge abrindo a programação às 9h. A primeira prova da Cup começa às 11h10. A Challenge volta à pista às 13h, com a Cup fechando os trabalhos a partir de 16h10.

 

Todas as provas são exibidas ao vivo pelo site oficial da categoria e seu canal no Youtube, além do portal Grande Prêmio.

 

Os qualis

Cup

Rodrigo Baptista foi o primeiro a ir para pista, mas depois que os pilotos registraram sua primeira tentativa de volta lançada o líder do campeonato ocupava o segundo lugar, atrás de seu tio Ricardo Baptista. Werner Neugebauer e Pedro Queirolo vinham logo a seguir, à frente de Miguel Paludo e JP Mauro.

 

Depois de 10 dos 15 minutos de Q1 na história, a disputa pelo cobiçado décimo lugar (o último que entra na luta pela pole) vinha bastante acirrada, entre Marcel Visconde (P9), Vanuê Faria, Marcio Mauro e Darío Giustozzi –os quatro eram separados por pouco mais de meio segundo.

Marcio Mauro melhorou no fim, mas não conseguiu desbancar Vanuê. E os classificados para o Q2 foram, nesta ordem: Ricardo Baptista, Rodrigo Baptista, Werner, Queirolo, Paludo, JP Mauro, Lico Kaesemodel, Fernando Fortes, Marcel Visconde e Vanuê.

Na sexta fila vão alinhar os pilotos mais bem classificados na Cup Master, Marcio Mauro e Darío Giustozzi.

 

Na primeira tentativa no Q2, Rodrigo Baptista logo estabeleceu 1min45s412, seguido por JP Mauro e Kaesemodel. Werner e Paludo reagiram na segunda passagem.

 

A três minutos do fim a tabela de tempos mostrava: Rodrigo, Paludo, JP, Lico e Werner.

Fernando Fortes tomou a sexta posição de Ricardo Baptista a menos de dois minutos da bandeirada e garantiu a pole na classe Sport –àquela altura nem Vanuê nem Marcel Visconde estavam mais na pista. Depois da bandeirada, a única alteração foi Pedro Queirolo superando Fortes pela P6.

 

Challenge 1

Eloi foi um dos primeiros a ir para pista e logo tratou de andar na casa de 1min50s7. Tom Filho veio a seguir nos minutos iniciais, com Mauricio Salla em terceiro.

 

Depois de 8 minutos de sessão, Marçal Müller deu as caras: cravou 1min49s831 e foi para a liderança. Marcus Vario também desbancou a marca de Eloi, com 1min49s955.

 

Virtual campeão da Challenge Sport –só perde o título se levar bandeira preta no sábado–, Pedro Costa cravou a relevante quarta marca no geral com 1min50s529 e foi também o mais veloz entre os carros da classe de entrada. Com 1min50s639, Rouman Ziemkiewicz completou o top5 para o primeiro grid de largada do fim de semana.

 

Challenge 2

A exemplo da primeira tomada de tempo, Eloi inaugurou a pista e tratou logo de marcar 1min50s565. Ziemkiewicz iniciou a sessão na vice-liderança, com Pedro Costa em terceiro e Francisco Horta em quarto.

 

Rodrigo Mello foi forçado a levar o carro #29 ao box após apenas uma volta lançada.

 

A seis minutos da bandeirada, Müller e Vario novamente reagiram com o líder estabelecendo a melhor volta, enquanto Ziemkiewicz inverteu as posições da segunda fila com Eloi.

 

No minuto final, mais uma vez, Eloi desbancou Ziemkiewicz pelo terceiro posto.

 

Alheio aos esforços dos concorrentes, Müller pisou fundo e rompeu a barreira de 1min50s.O gaúcho registrou 1min49s777, a melhor marca dos dois qualis. Vario tentou vir na referência, mas teve que se contentar com 1min50s168 e o segundo lugar no grid.

 

Na segunda fila Eloi e Ziemkiewicz acabaram nesta ordem, com o carro #80 na pole da classe Sport. Tom Filho colocou o carro #19 no top5, enquanto, em sexto, Pedro Costa é segundo mais bem colocado no grid da classe Sport.

 

O que eles disseram: 

Fiz o simulador antes de vir para Termas, porque não conhecia o circuito, mas não tem nada igual acelerar de verdade. É uma pista bem técnica, acho que a mais técnica do calendário, então fizemos um primeiro treino livre muito preciso, para pegar a mão do carro nesta pista. E acho que é a melhor do calendário, estou muito contente em correr aqui.

 

O carro a gente acertou direitinho. Vamos ver amanhã: o Paludo está bem rápido e nosso objetivo é terminar entre os três primeiros. Logicamente que pensando no campeonato o ideal é vencer, mas chegando perto do Paludo já é bom também. O mais preocupante para mim é a corrida 2, com o grid invertido.

 

Rodrigo Baptista

 

É a primeira vez que corro neste circuito e me senti muito à vontade. A infraestrutura é muito boa e o traçado desafiador. Fazer duas poles foi positivo, especialmente na segunda classificação quando consegui uma vantagem melhor. Acho que teremos grandes corridas porque o circuito permite ultrapassagens. Claro que vou espero pelas vitórias, mas o foco é terminar entre os quatro e sair daqui campeão

 

Marçal Müller

 

Descobrimos um acerto com o pneu Michelin que não fazia muito sentido com o pneu do ano passado. Hoje testamos no fim do treino livre e ganhei quatro décimos, daí o resultado veio no quali. Foi pena ter errado um pouco no primeiro setor, caso contrário poderia ter brigado pela pole ou me aproximado mais do Rodrigo. Mas o importante é que estamos rápidos e amanhã vamos procurar fazer uma boa largada e colocar o ritmo de corrida forte, já que sempre fui veloz nessa pista

 

Miguel Paludo

 

Fui bem nos treinos livres e estava preocupado em conservar bem os pneus. Nos qualis a temperatura subiu bastante e precisei ser um pouco mais cauteloso. Consegui P2 nas duas tomadas e vamos focar agora para as provas. Quero as vitórias e veremos o que acontece nas provas. O Müller é um piloto muito forte e temos o Eloi logo atrás, então vamos ver o que acontece amanhã

 

Marcus Vario

 

Estou muito motivado. Tive bons treinos e a classificação também foi boa. Estou confiante e bastante constante, venho de duas excelentes provas em Buenos Aires e espero fazer novamente duas boas provas aqui, para recuperar os pontos perdidos em Interlagos e no Velo Città

 

JP Mauro

 

Nos treinos de ontem andei bem, estava bem parelho com o Marçal. Hoje pela manhã, com a temperatura mais baixa, andamos muito bem. Mas na hora do quali esquentou, daí o carro e os pneus naturalmente sofrem um pouquinho mais. Não achei a volta perfeita, não fui atrapalhado nem nada, apenas não encaixei os trechos. Mas estou bem contente de competir entre os três. Era o que a gente queria e as provas prometem

 

Eloi Khouri

 

Não estou pensando muito no título agora, fizemos o trabalho de preparação do carro como se fosse uma corrida aleatória. Não estou tão agressivo no acerto. No primeiro quali fiquei em quarto na geral e pole na Sport, no segundo sexto e segundo, respectivamente. Independente de valer o campeonato, minha meta é acabar no pódio e fazer corridas limpas.

Ao longo do ano todo sempre joguei muito limpo. Sabemos que o automobilismo tem emoção e risco, mas um piloto tem o nome a zelar e o ano todo tivemos uma conduta que deve ser a mesma aqui

 

Pedro Costa

 

Na categoria Sport estou liderando e a pole sempre melhora o cenário. Mas o mais legal de fato é que estou entendendo o carro cada vez melhor. Então nesse ano de estreia estou me sentindo cada vez mais confortável e agora estou capaz de passar as informações mais precisas para os engenheiros. Isso é que está sendo o tempero da coisa e é o mais importante para mim. É minha estreia aqui nessa pista e consegui competir bem contra os concorrentes que já haviam acelerado em Termas. Agora é concentrar para fazer boas corridas

 

Fernando Fortes

 

Queria muito classificar na frente do Eloi! Não teria prazer melhor (risos). Mas estou bem contente com o desempenho, minha primeira pole na classe Sport. Consegui acertar a curva 1, que era meu maior problema, e vamos muito animados para as corridas.

 

Rouman Ziemkiewicz

 

Estou me adaptando à pista ainda, mas foi um dia bom. Estou com alguma dificuldade ainda no setor 1: uma hora chego muito forte e na outra falta um pouco. Espero na corrida andar ainda um pouco melhor

 

Marcio Mauro

 

Resultados

Cup

1 RODRIGO BAPTISTA 1:45s412

2 MIGUEL PALUDO 1:45s662

3 JP MAURO 1:46s035

4 LICO KAESEMODEL 1:46s227

5 WERNER NEUGEBAUER 1:46s255

6 PEDRO QUEIROLO 1:46s296

7 FERNANDO FORTES (S) 1:46s322

8 RICARDO BAPTISTA 1:46s474

9 MARCEL VISCONDE (S) 1:47s100

10 VANUE FARIA (S) sem tempo no Q2

11 MARCIO MAURO (M) 1:47s586

12 DARIO GIUSTOZZI (M) 1:47s608

13 RAMON ALCARAZ (M) 1:47s838

14 GUILHERME FIGUEIROA (M) 1:47s987

15 PABLO OTERO 1:48s026

16 BETO LEITE (S) 1:48s514

17 CLEBER FARIA (S) 1:48s528

18 GUILHERME REISCHL (S) 1:49s457

19 MAURIZIO BILLI (M) 3:08s878

 

Challenge 1

1 MARCAL MULLER 1:49s832            

2 MARCUS VARIO 1:49s955

3 ELOI KHOURI 1:50s387

4 PEDRO COSTA (S) 1:50s529

5 ROUMAN ZIEMKIEWICZ (S) 1:50s638

6 TOM FILHO 1:50s978

7 PABLO DEL PONTE (S) 1:51s102

8 NANDO ELIAS (S) 1:51s365

9 RODRIGO MELLO 1:51s413

10 MAURICIO SALLA (S) 1:51s512

11 DOMINIQUE TEYSSEYRA (S) 1:51s959

12 LUCAS PERES 1:51s966

13 FRANCISCO HORTA (S) 1:52s154

14 PAULO TOTARO (S) 1:52s267

15 MARCO BILLI (S) 1:52s504

16 LUCA SERIPIERI (S) 1:52s788

17 MARCELO PARODI (S) 1:53s542

18 FERNANDO GUERRA (S) 1:53s690

 

Challenge 2

1 MARCAL MULLER 1:49s777            

2 MARCUS VARIO 1:50s168

3 ELOI KHOURI 1:50s188

4 ROUMAN ZIEMKIEWICZ (S) 1:50s218

5 TOM FILHO 1:50s348

6 PEDRO COSTA (S) 1:50s479

7 RODRIGO MELLO 1:50s632

8 PABLO DEL PONTE (S) 1:50s932

9 MAURICIO SALLA (S) 1:51s157

10 FRANCISCO HORTA (S)  1:51s286

11 LUCAS PERES 1:51s322

12  NANDO ELIAS (S) 1:51s350

13 MARCO BILLI (S)  1:52s021

14 DOMINIQUE TEYSSEYRA (S) 1:52s362

15 LUCA SERIPIERI (S) 1:52s404

16 PAULO TOTARO  (S)  1:52s597

17 MARCELO PARODI (S) 1:52s728

18 FERNANDO GUERRA (S) 1:54s355

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

@FALAPILOTO
TAGS
Please reload

ARQUIVO
Please reload